quarta-feira, 17 de outubro de 2012
RM com contraste
A ressonância magnética (MRI) revolucionou os procedimentos médicos de diagnóstico e salvou muitas vidas, desde a sua chegada como uma ferramenta de alta tecnologia de diagnóstico em 1973. A ressonância magnética pode diferenciar entre vários tecidos e imagens fica muito mais claro, em comparação com os raios-X e tomografia computadorizada. Agentes de contraste para IRM ajudar na tomada de certos objetos mais claro do que o resto. Cerca de 20% dos exames solicitados nos EUA, são MRI com agentes de contraste, injetado na parte a ser sondado. Este artigo irá explorar os vários aspectos ligados com a RM com contraste.
Razões para utilizar RM com contraste
RM com contraste pode dar melhores imagens em certos casos, quando o médico precisa de imagens mais precisas e detalhadas de certas partes do corpo e tecidos. Se compararmos, a RM com contraste e ressonância magnética sem contraste, então o mais tarde é não-invasivo, enquanto a RM com contraste é um procedimento invasivo. Seguem-se os casos em que a RM com contraste é geralmente encomendados:
* RM com agentes de contraste é usado para uma melhor imagem de tumores cancerosos para a cirurgia de precisão.
Outro * do que as verificações para o cancro, é também utilizado para detectar infecções e inflamações, que não são facilmente visíveis através outras técnicas de imagem ou procedimentos de teste.
* Os anormalidades estruturais em várias partes internas do corpo são mais visíveis através de um exame de ressonância magnética, que pode ajudar os médicos na vinda acima com um diagnóstico melhor e mais preciso.
* Ampliação e visualizar os vasos sanguíneos para detectar anormalidades, é muitas vezes uma razão para pedir exames de ressonância magnética.
* RM cerebral com agentes de contraste, é frequentemente usado antes e depois dos procedimentos de neurocirurgia para o diagnóstico, bem como avaliação do tratamento. As principais doenças que necessitam ressonância magnética cerebral com agentes de contraste são tumores cerebrais, doenças cancerosas meninges, infecções do sistema nervoso central e doenças inflamatórias.
* Diagnóstico de problemas de coluna requer uma ressonância magnética com agentes de contraste.
* Os anormalidades no trato gastrointestinal são também sondadas utilizando ressonância magnética com agentes de contraste, administrado por via oral.
Produtos químicos usados como agentes de contraste para IRM
Utilização de MRI com agentes de contraste é um procedimento estabelecido agora. Dependendo da área que está a ser destacada, diferentes tipos de agentes de contraste de MRI são utilizados. Existem dois tipos principais de agentes de contraste:
* Os intravasculares de ressonância magnética Agentes de Contraste: Os agentes de contraste intravasculares utilizados na geração de imagens de vasos sanguíneos são mais quelados compostos de gadolínio como Omniscan, Magnevist, MultiHance, Optimark, Vasovist e ProHance. De óxido de ferro com base de ressonância magnética agentes de contraste administrado por via intravenosa são Óxido de Ferro Super Paramagnética e ultrasmall Óxido de Ferro Supermagnetic. Estes compostos de ferro são utilizados em nanopartículas de tamanho colidem forma e têm fornecido imagiologia de contraste excelente, em casos de sondas de tumor do fígado. Os nomes de produtos de vários de óxido de ferro baseados em agentes de contraste são Combidex, Endorem, Sinerem, Cliavist e Resovist. Compostos quelatos de manganês são também utilizados como agentes de contraste em uma ressonância magnética.
* Orais agentes de contraste para IRM: administrados por via oral agentes de contraste são usados para exames de ressonância magnética do trato gastrointestinal. Gadolínio e compostos mangenese quelatos são também utilizados para a administração oral. Alguns produtos naturais são também utilizados para proporcionar contraste e melhorar a clareza de ressonância magnética. Com uma concentração particularmente elevada de manganês, chá verde e chá mirtilo são também ser usados como agentes de contraste. Um químico chamado perflubron é frequentemente utilizado como um agente de contraste para exames de ressonância magnética gastrointestinais.
Todas estas substâncias utilizadas como agentes de contraste de MRI são paramagnético. A ressonância magnética é dependente das propriedades magnéticas da matéria e ajuda substâncias paramagnéticas na diferenciação entre os tecidos diferentes, quando injectado por via intravenosa ou oral.
Espero que este artigo lhe deu uma idéia sobre os vários produtos químicos usados na RM com contraste. Os efeitos colaterais destes agentes de contraste para IRM são raras à medida que são eliminados pelas fezes. Um efeito colateral conhecido é a fibrose sistémica nefrogénica, causada pela exposição ao gadolínio. É um problema que pessoas que sofrem de insuficiência renal ou hepática são vulneráveis a. Fora isso, os agentes de contraste para IRM pode ser administrado com segurança e quaisquer efeitos secundários drásticas são muito raros. Se você tiver que passar por ressonância magnética com agentes de contraste, pergunte ao seu médico para explicar o procedimento para você e tenha suas dúvidas esclarecidas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário