segunda-feira, 29 de outubro de 2012
Irão no Crossroads
Algo sinistro está acontecendo no Irã agora - e não tem nada a ver com armas nucleares. Os clérigos - e seu animal de estimação poodle, Ahmadinejad - estão revidando. Um fato que os Estados Unidos eo Ocidente talvez não tenham compreendido plenamente é que os navios iranianos rígidos são muito conservadores, fazem George Bush e os republicanos parecem liberais coração sangrando. Quando se sentem ameaçados, eles vão bater de volta com uma vingança - e eles não vão se preocupar com sutilezas como os direitos fundamentais e ao devido processo legal. Eu sei que isto em primeira mão, porque eu já vivi a Revolução Islâmica do aiatolá Khomeini em 1979.
E por que Ahmadinejad e os seus vestidos de preto mestres preocupado? Porque a economia do Irã é uma bagunça. Isto é particularmente imperdoável, já que o Irã não é um desses países Basket Case-islâmicos, como o Sudão ou Aden. O Irã está, literalmente, sentado sobre um mar de petróleo. Reservas petrolíferas do país estão perdendo apenas para a Arábia Saudita e muito maior do que os do Iraque. Como os sauditas ricos em dinheiro, os iranianos devem ser inundado de petrodólares. Comuns cidadãos sauditas têm serviços mais básicos fornecidos gratuitamente pelo governo; ea maioria deles nem sequer pagar imposto de renda. Iranianos comuns, por outro lado, estamos vendo uma curva descendente estável em seu padrão de vida. Antes da Revolução Islâmica, um dólar dos EUA iria buscá-lo 70 Rials Iranianos, agora você irá obter mais do que 9000. Não surpreendentemente, a inflação está atravessando o telhado. O governo de Ahmadinejad havia prometido prosperidade econômica para o povo, não uma meta irreal, considerando que o Irã é produtor de petróleo do mundo e segunda maior dos preços do petróleo estão subindo o tempo todo. No entanto, tem falhado no cumprimento de quase todas as frentes. A suprema ironia é que o Irã está considerando seriamente o racionamento de gasolina.
Não era suposto ser assim. Este é o governo que se livrou do Shah corrupta e blasfema, para inaugurar um estado islâmico puro - mesmo que fosse um milênio atrás dos tempos. Este é o governo que se livrou de males ateus ocidentais, como namorar e dançar e filmes que deboche promovido e mulheres diminuídas. Este é o governo que 'salva' as mulheres e os manteve pura, cobrindo-os e proibindo a interação social com o sexo oposto, a não ser a dama de companhia e sancionado pelos maridos. Este é o governo que promoveu a jihad contra os 'inimigos' de Maomé e Alá. Na verdade, tudo o que fiz foi em nome de Alá. Com toda a justiça, Deus deveria ter agradecido os abençoou, e sua nação com riquezas e generosidades outros.
Só Deus não o fez. E é isso que realmente aterroriza clero do Irã dominantes, incluindo o Líder Supremo. Se a Revolução Islâmica glorioso é percebido como um fracasso - e muitos iranianos comuns estão começando a se perguntar se valeu a pena - a sua autoridade ser seriamente prejudicada. Eu tenho um palpite, que uma das razões que o Irã está agindo de modo beligerante sobre a questão de processamento nuclear, é que ele é quase tentando incitar o Ocidente a impor sanções econômicas. Então, eles podem culpar o Grande Satã e seus aliados para problemas de seu país. Como é, o Irão tem vindo a utilizar o apoio americano para uma mudança de governo, bem como um possível ataque militar, como um pretexto para hound a sua oposição e seus simpatizantes. Saddam Hussein usou as sanções a um bom efeito, certificando-se de iraquianos estavam tão ocupados desprezando o Ocidente, que quase não tinha energia sobrando para odiar Saddam. George Bush - e na Europa - não obtê-lo no Iraque, e eles não estão recebendo agora.
A repressão atual está se concentrando em líderes sindicais, universidades, imprensa, defensores de direitos das mulheres e iraniano-americanos, três dos quais já estiveram na prisão por mais de seis semanas. Mas este é apenas o começo. Eu testemunhei pessoalmente o que a República Islâmica do Irã é capaz. Isso foi logo depois de Khomeini no Irã, chegou em 1979. Centenas, que não apóiam a revolução, foram julgados em tribunais ilegais, condenado em um dia, após um "julgamento" uma farsa e executado na manhã seguinte. As mulheres que não cobrem completamente os cabelos tiveram suas cabeças raspadas, e os que foram flagrados com maquiagem e batom tinha os lábios cortados com uma lâmina de barbear.
Claro, o governo pode não ser capaz de fugir com tal brutalidade desta vez. Em 1979, a maioria da população apoiou os aiatolás. Mesmo iranianos educado, que foram secretamente horrorizados com os excessos cometidos, se manteve em silêncio. Talvez, foi o preço a ser pago para o início de um estado islâmico puro. E se a vida cotidiana era difícil, muitos se contentavam em aguardar as 72 virgens até que chegou o paraíso.
No entanto, a atual geração de iranianos - Tendo esperou quase 30 anos para uma Allah grato a transformar suas terras em um Jardim do Éden - não são tão paciente, ou de perdão. Eles têm sofrido constantemente os seus rendimentos diminuir, em termos reais; suas liberdades individuais reduzidos, ea ignomínia de testemunhar o Grande Satã crescendo ainda mais próspero, enquanto afundar em um atoleiro econômico.
Um breve aparte sobre iranianos seria apropriado neste estágio. Muitos ocidentais tendem a clube Irã juntamente com o resto do mundo muçulmano. Iranianos, no entanto, não são árabes, e seria altamente ofendido se assim tratadas. Irã, afinal, governou um vasto império que se estende da Europa à Índia, mesmo antes do advento de Alexandre, o Grande - num momento em que os árabes eram tribos nômades, arrecadar no deserto. Os iranianos se orgulham de sua história e cultura, e consideram-se infinitamente mais civilizado do que seus irmãos árabes. Mesmo hoje no Irã islâmico, as mulheres - não obstante as restrições vestir e no comportamento social - são muito mais iguais aos homens do que suas contrapartes em, digamos, a Arábia Saudita.
A geração de hoje, então, está farto de seu governo, os mulás dirigentes parecem estar fazendo tudo certo para si, mas muito pouco da prosperidade prometida está escorrendo. As pessoas estão questionando seus líderes e pedir prestação de contas. Qual é a única coisa que eles não são susceptíveis de obter. Ahmadinejad e sua gangue estão respondendo a única maneira que sabe - com a força bruta.
Idealmente, eles gostariam de reverter o relógio para 1979 e dar início a uma revolução cultural, quando zelo religioso e anti-imperialistas sentimentos realizado o dia, e ajudou a encobrir as falhas do governo. Não é provável que funcione desta vez. A maioria dos iranianos são muçulmanos devotos ainda, mas só a plebe ainda são consumidos com fervor anti-imperialista. Muitos deles são secretamente inveja do Oeste e gostaria de imitar esse estilo de vida.
Divulgação de 'Alien' idéias é precisamente o que o governo mais teme. As antenas parabólicas têm sido banido no Irã, e agora o regime é censurar qualquer notícia que julgue prejudicial - a si mesmo, o que é. É por isso tão pouco foi permitido a ser discutido nos meios de comunicação iranianos. Em vez disso, a atenção tem sido estrategicamente inimigos políticos de Ahmadinejad, como o ex-presidente Mohammad Khatami. Qual foi o crime de Khatami? Ele apertou as mãos de uma mulher desconhecida, depois que fez um discurso em Roma. Khatami, a esperança perdida de movimento do Irã na reforma, se sentiu compelido a refutar a acusação porque tal um aperto de mão é religiosamente suspeito, mas sustentou que a multidão procura para parabenizá-lo pelo seu discurso foi tão tumultuada que não podia distinguir entre as mãos de homens e as mulheres.
O governo está reprimindo de outras maneiras também. Os homens jovens usando camisetas considerado muito apertado, ou cortes de cabelo visto como demasiado ocidental, foram desfilou sangramento pelas ruas de Teerã por policiais militares. Para adicionar ainda mais a humilhação, eles são forçados a chupar latas de plástico Jerry, um item de banheiro iranianos usam para lavar suas partes inferiores. Chefe de polícia do país tem se gabado de que 150.000 pessoas foram detidas na varredura anual de primavera contra qualquer roupa considerada não islâmica. Mais de 30 defensores dos direitos das mulheres foram presos em um dia em março, cinco dos quais já foram condenados a penas de prisão de até quatro anos. Eles foram acusados de pôr em perigo a segurança nacional para a organização de uma campanha na Internet para recolher mais de um milhão de assinaturas de apoio à remoção de todas as leis que discriminam as mulheres.
Oito líderes estudantis na Universidade de Teerã, o site de um dos poucos protestos públicos contra Ahmadinejad, desapareceu na prisão de Evin começando no início de maio. Jornais estudantis ousara publicar artigos que sugerem que os seres humanos não eram infalíveis, incluindo o Profeta Maomé e líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei.
Uma imprensa livre e independente é normalmente a primeira vítima deste tipo de "revolução cultural" eo Irã não é excepção. Os editores do país de jornais têm sido emitido uma directiva ", detalhando temas proibidos, incluindo o aumento nos preços da gasolina, ou outros problemas econômicos, como possíveis novas sanções internacionais, negociações com os Estados Unidos sobre o futuro do Iraque, movimentos da sociedade civil e do Irã -americano prisões.
Professores foram advertidos contra assistir a conferências no exterior, ou que tenha qualquer contato com governos estrangeiros. A linha oficial do governo é que eles correm o risco de serem recrutados como espiões. O iraniano-americanos estão a ser detidos, basicamente em razão de que eles eram ou de recrutamento, ou de alguma forma cumplicidade, uma tentativa americana de alcançar uma "revolução de veludo" no Irã..
Em face disso, a turbulência interna no Irã é uma coisa boa para George Bush e seus aliados. Se o Irã é consumido pela sua própria bagunça, talvez ele vai promover menos mal fora de seus limites. Não seria sensato tornar-se complacente, no entanto. Quando as coisas ficam muito quente, a tática clássica empregada por pessoas como Ahmadinejad é criar um 'desvio'. O que o desvio pode ser é sempre uma incógnita. A única certeza é que é algo que a América eo Ocidente precisa ser cauteloso sobre.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário